Le site Tlaxcala est de nouveau en ligne !
The Tlaxcala site is online once again!
La página web de Tlaxcala está de nuevo en línea!
Die Website von Tlaxcala ist wieder online!
http://www.tlaxcala-int.org

Wednesday, 7 January 2015

2014: Ano em que o capitalismo conduzido pelos EUA foi exposto como principal inimigo da paz

por Finian Cunningham, Strategic Culture, 03.01.2015
Traduzido pelo Coletivo de tradutores Vila Vudu
Historiadores provavelmente verão 2014 como ano de eventos-calamidades decisivos, ano em que ficou exposto o limite do poder dos EUA como entidade que se vai evanescendo e raiz contemporânea da guerra global.
São 100 anos da Iª Guerra Mundial, quando as Grandes Potências de então foram, do mesmo modo, expostas nos seus esforços para servir-se da guerra para adiar o descarte inevitável. No início do século XX, a Grã-Bretanha era o hegemon agonizante, acossado por rivalidades de uma Alemanha emergente e pela perda do próprio Império. Os EUA não passavam, então, de vigorosa nova potência, à qual a Grã-Bretanha foi felizmente capaz de amarrar-se, como potência agonizante. Cem anos depois, os EUA são o que então eram os britânicos, esperneando para manter a antiga glória como principal potência do mundo.
A Rússia reemergiu como nova potência no cenário global, ao lado da China e de outros países BRICS. 2014 foi o ano em que Rússia e China firmaram uma parceria comercial e estratégica para a administração da energia global que promete, por meios legais e legítimos, acertar golpe mortal ao decrépito dólar norte-americano como moeda mundial de reserva – o último engate ainda ativo, provavelmente − permitindo que Washington ainda se apresente como potência global, além do poderio militar já esgarçado pela exagerada expansão.

No comments: