Le site Tlaxcala est de nouveau en ligne !
The Tlaxcala site is online once again!
La página web de Tlaxcala está de nuevo en línea!
Die Website von Tlaxcala ist wieder online!
http://www.tlaxcala-int.org

Monday, 12 January 2015

Paris: A ilusão lírica

por  Jacques-Alain Miller, 11/1/2015
Traduzido pelo Coletivo de tradutores Vila Vudu 

Quem acreditaria? Quem diria? A França de pé, como um só homem ou uma só mulher. A França afinal una. A República, corajosa, intrépida, escolheu resistir. Morte às autorrecriminações!

Os franceses saíram repentinamente cada um da respectiva depressão, das divisões e, mesmo, a dar crédito a uma voz da academia, tornaram-se Soldados do Ano Dois. Mais uma vez os franceses são alvo da admiração do mundo. E, sacudindo a cabeça, o presidente Hollande recebia, com seu ar de menino de primeira comunhão, os poucos homens que detêm nas próprias mãos os destinos do planeta.

Por que correram todos tão desatinadamente rumo a Paris? A impressão é que foram reafirmar-se, reavivar o poder deles, legitimá-lo, aplicar-lhe uma lustrada.

Parece um planeta unido, unânime, percorrido por um mesmo frisson, como se fosse uma única voz, vitimada por uma pandemia emocional sem precedentes, se não, talvez, o Dia da Vitória, que pôs fim à IIª Guerra Mundial, a Liberação de Paris, dia 8/5/1945.
A França, a humanidade, parecem ter deixado de ser abstrações, parecem estar ganhando carne, corpo, encarnando-se sob nossos olhos, no nosso coração, no nosso corpo. Já conhecemos esse fenômeno: é a “ilusão lírica”.
Leia mais 

No comments: