Le site Tlaxcala est de nouveau en ligne !
The Tlaxcala site is online once again!
La página web de Tlaxcala está de nuevo en línea!
Die Website von Tlaxcala ist wieder online!
http://www.tlaxcala-int.org

Sunday, 8 February 2015

Familiares dos 43 desaparecidos de Iguala nas Nações Unidas

por Sergio Ferrari, 3/2/2015
Familiares de dois dos 43 estudantes desaparecidos da Escola Normal de Ayotzinapa – acompanhados por uma dezena de organismos mexicanos de direitos humanos – chegaram a Genebra representando todos os seus pares. Para apresentar nas Nações Unidas e compartilhar com a comunidade internacional sua profunda indignação pelos fatos ocorridos no fim de setembro do ano passado, no estado mexicano de Guerrero. "E para exigir que nos devolvam com vida”, sustenta Bernabé Abraham Gaspar, pai de Adán Abraham de la Cruz, de apenas 24 anos, uma das vítimas.
"Para nós, nossos filhos não estão mortos. Estão desaparecidos”, enfatiza Bernabé Abraham Gaspar, ao começar o diálogo com este correspondente. "E por isso viemos às Nações Unidas, para que nos ajudem a encontrá-los”.
Arrastamos uma intensa "busca de quatro meses”, e é o momento de que as autoridades mexicanas "deixem de mentir para nós”. Os familiares asseguram ter perdido toda a confiança no poder institucional do seu país. "Resta para nós agora o apoio internacional para recuperar nossos seres queridos”.
E para que seja aplicada a justiça aos responsáveis desse ocorrido. "Foram os policias que se levaram eles. Exigimos que nos entreguem nossos familiares com vida”, insistiu.
Todos os poderes têm parte de responsabilidade. O municipal, o do Estado e do governo central. "Não podem nos contar que o governo não sabe como trabalha o Estado e como atuam os responsáveis por seus municípios…”
A presença dos familiares dos desaparecidos de Iguala não passou desapercebida na ONU. Seu testemunho retumbou com particular força nos corredores da sede da ONU em Genebra, Suíça, onde nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, e terça-feira, 03, o Comitê sobre o Desaparecimento Forçado trata do caso mexicano. E se estende a atividades públicas e de imprensa realizadas com o apoio da Organização Mundial contra a Tortura (OMCT) – coalizão que reúne 311 organizações em todo o mundo – e as PBI (Peace Brigades International).
 Leia mais
animalpolitico
Familiares de desaparecidos seguem exigindo que estudantes sejam devolvidos vivos.


No comments: