Le site Tlaxcala est de nouveau en ligne !
The Tlaxcala site is online once again!
La página web de Tlaxcala está de nuevo en línea!
Die Website von Tlaxcala ist wieder online!
http://www.tlaxcala-int.org

Monday, 2 February 2015

Grécia-UE-Troika
A câmera pegou:
Dijsselbloem para Varoufakis: “Vocês mataram a Troika

por Tyler DurdenZero Hedge, 31/1/2015
Traduzido pelo Coletivo de tradutores Vila Vudu  
Com os mercados de ações ‘em torvelinho’ na 6ª-feira, Simon Hobbs da CNBC resumiu o que o status quo está pensando sobre a nova liderança grega, ao dizer, meio zangado e chocado, Os gregos não estão nem tentando acalmar os mercados”, como se tivesse esquecido completamente (e quem pode culpá-lo se nessa nova normalidade, o mundo foi alimentado por aparelhos durante seis anos) que líderes políticos são eleitos para promover o bem do povo pelo povo, não pelos mercados.

Ontem se viu o mais claro exemplo até agora do medo que a Europa padece de que os gregos possam escolher caminho próprio, opondo-se a atender às demandas de líderes não soberanos da União Europeia, quando as câmeras registraram o momento histórico mais incômodo jamais filmado
: o momento em que o chefe do Eurogroup Jeroen Dijsselbloem (aquele, conhecido, mestre-dos-mestres de dizer sandices) levantou-se ao final da conferência Grécia-União Europeia com a imprensa, muito esquisitamente apertou a mão do novo ministro de finanças da Grécia, e sussurrou “Você acaba de matar a Troika”, a que Varoufakis respondeu... “uau!”

Como Keep Talking Greece noticiou,
A conferência de imprensa estava quase concluída, quando o ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis soltou uma bomba.  “… e com isso, se vocês querem saber – com essa comissão construída às pressas, segundo o Parlamento Europeu, instável, sem solidez, não temos nenhuma intenção de cooperar. Obrigado.” Varoufakis referia-se à famosa Troika, credores oficiais do país, formada de União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu.

Tendo concluído sua fala com aquele “Obrigado”, Varoufakis passou a palavra ao chefe do Eurogroup Jeroen Dijsselbloem, que pediu para ouvir a tradução antes de falar. Na sequência, tirou os fones de ouvido, levantou-se e fez como se fosse sair. Um aperto de mãos parecendo forçado atrasa a partida do holandês.

Dijsselbloem rapidamente sussurra algo no ouvido de Varoufakis, que também responde rapidamente, e o chefe do Eurogroup deixa a sala da conferência de imprensa o mais rapidamente que consegue.

Video: o mais esquisito momento grego-Eurogroup


Durante toda a tarde, a imprensa-empresa grega e internacional dedicou-se a tentar descobrir O que diabos esses dois disseram um no ouvido do outro?!



O canal privado Mega TV noticiou, pouco depois das 21h da 6ª-feira:

O chefe do Eurogroup sussurrou no ouvido do ministro de Finanças da Grécia “Você acaba de matar a Troika”, ao que Varoufakis respondeu com um singelo “uau!” 
Dijsselbloem: sussurro... sussurro
Varoufakis: sussurro...


Dijsselbloem retira a mão.
Lá fica Varoufakis, com uma palma de mão aberta, e a mão esquerda metida no bolso – à maneira descontraída dos gregos.
Os dois homens falam por alguns instantes, com os lábios invisíveis para as câmeras.

Dijsselbloem dá as costas e sai sem olhar mais para o interlocutor.

Não sei por quê Dijsselbloem achou ruim. Tenho certeza de que Varoufakis disse-lhe as mesmas coisas quando conversaram durante duas horas, cara a cara.
A menos que antes só tivessem conversado sobre [queijos] Gouda e Feta, e o ministro gregos de Finanças tenha surpreendido o presidente do Eurogroup, ao vivo, na conferência de imprensa, com o informe de que o governo grego não negociará com a Troika.

Além do mais, por que se ofendeu tanto? Ele é chefe do Eurogroup, não representa a Troika
Muito provavelmente, estava à espera de comportamento de “senhor-sim-senhor” como no passado, com o HOHOHO-Jean-Claude Juncker, quando presidia o Eurogroup.
juncker venizelos
Juncker espanca Venizelos, ministro de Finanças da Grécia
Juncker
Juncker estrangula o ministro de Finanças da Espanha
*  *  *
Mais tarde, naquela mesma noite, Yanis Varoufakis concedeu excelente entrevista, de discussão em maior profundidade, ao programa
BBC's Newsnight... para explicar por que a Grécia não aceitará novas dívidas com a União Europeia...

No comments: